MANUAL DE BOAS PR TICAS
PRÁTICAS
ROSA MARIA DE MELO LINS
NUTRICIONISTA
CRN 3225
APRESENTAÇÃO
Este manual foi elaborado para atender as Escolas da Rede Municipal de Pindoba, para auxiliar aos funcionários que preparam a merenda para o cumprimento de suas competências descritas a baixo:
Higiene pessoal, no ambiente de trabalho, a manipulação dos alimentos, equipamentos, na distribuição e controle da merenda. Além de tratar assuntos diversos, como: controle de qualidade relacionado aos alimentos e sua manipulação, armazenamento, saúde, higiene, água, e as principais fontes de contaminação dos alimentos e sua prevenção. OBJETIVO
O objetivo deste Manual é auxiliar os funcionários desta Unidade de alimentação a cumprir os procedimentos que devem ser adotados no planejamento dos cardápios distribuídos a zelar pela qualidade dos produtos em todos os níveis, desde a aquisição: observando sempre as boas práticas higiênicas e sanitárias.
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO
O Planejamento dos cardápios é uma etapa importante na garantia da qualidade nutricional da alimentação e na formação de bons hábitos alimentares. Cardápio é o conjunto de alimentos variados que deve ser servindo diariamente durante as principais refeições. Para se planejar o cardápio, é importante levar em consideração seleção e escolha dos alimentos, valor nutricional, e hábitos alimentares. Uma alimentação correta e equilibrada busca suprir as necessidades de nutrientes que o organismo precisa para ter uma boa condição de saúde.
Nutrientes são substâncias químicas encontrada em todos os alimentos e possuem funções especiais. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
A alimentação escolar tem como objetivo oferecer uma alimentação balanceada, procurando cobrir parte das necessidades nutricionais das crianças matriculadas nas escolas federal, estadual e municipal.
É importantíssimo incluir em cada refeição pelo menos um alimento de cada grupo alimentar: Construtores, energético e reguladores