Manual da INTRANET
Nome dado à rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas entre si. Nascida a como um projeto militar, a internet evoluiu para uma rede acadêmica e hoje se transformou no maior meio de intercâmbio de informações do mundo. Assume faces como meio de comunicação, entretenimento, ambiente de negócio e fórum de discussão dos mais diversos temas.
O que é INTERNET2?
Internet para fins acadêmicos, governamentais e de pesquisa. O principal foco dos trabalhos é o desenvolvimento de uma infra-estrutura de rede capaz de suporta aplicações de ensino, aprendizado e pesquisa colaborativa. Deve incluir, entre outros recursos multimídia em tempo real e interconexão em banda larga. É uma marca registrada por cerca de 180 universidades americanas e instituições governamentais, que se reuniram para criar uma rede de alta velocidade que beneficiasse a pesquisa e a utilização de recursos de voz e imagem no meio acadêmico, a transmissão de dados dentro da Internet2 nos Estados Unidos pode chegar a 2,5 Gbps, uma velocidade pelo menos 46 000 vezes maior do que oferecida pelo modem de 56 Kbps. No Brasil algumas iniciativas de criação de redes nos modem da Internet2 Americana Uma delas é o RNP2, backbone nacional para aplicações avançadas da RNP. Essa rede possui hoje 27 pontos de presença pelo Brasil que se comunicam via fibra óptica com velocidade de 2 Mbps e máxima de 20 Mbps, a partir desses 27 pontos de presença par tem as redes estaduais em São Paulo a ANSPE, no RIO a Rio2. Dentro dessas redes estaduais a velocidade de acesso consegue ser ainda mais rápida, chegando a 155 Mbps. Toda essa rede nacional está conectada a rede Internet2 Americana.
Com esse acesso rápido permite a melhor utilização de recursos de som e imagem. Médicos, por exemplo, podem transmitir imagens e trocara informações a respeito do diagnóstico de pacientes mesmo estando em locais diferentes.
O que é INTERNETWORKING?
Conceito que