manual aps
Jogo de Empresas
1. A simulação empresarial
Consiste em um exercício seqüencial de decisão, estruturado sobre um modelo de operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes das empresas, mediante a utilização de um software específico.
No presente caso, o jogo consiste na simulação de funcionamento de até 9 empresas industriais de pequeno porte, produzindo e comercializando o mesmo produto em um mercado altamente competitivo.
As equipes representam as diretorias das empresas e serão responsáveis pelas decisões envolvendo as suas diversas áreas.
O objetivo da simulação empresarial é, portanto, desenvolver habilidades empresariais aos participantes nas áreas de :
Administração geral – proporcionando a integração entre equipes, visão estratégica, conhecimento dos processos internos da empresa e avaliação do ambiente macroeconômico;
Vendas – mediante o estabelecimento de preços e políticas de marketing;
Produção – programando a aquisição de insumos, investindo em pesquisa e desenvolvimento e na manutenção e ampliação do parque fabril;
Finanças – elaborando orçamentos, fluxos de caixa , demonstrações de resultado , balanços patrimoniais e analisando resultados contábeis e financeiros.
Os principais benefícios da simulação empresarial para o aprendizado das equipes, são:
Compactação do tempo – as decisões são tomadas por trimestres, podendo-se facilmente simular as atividades operacionais da empresa durante o período de 2 anos, por exemplo.
Participantes são agentes ativos – neste caso, o professor assume o papel de consultor, orientando as equipes e demonstrando a relação entre as decisões tomadas, os aspectos teóricos e os possíveis efeitos práticos.
Aprendizagem baseada em tentativa e erro - os participantes têm a oportunidade de familiarizarem-se com a administração da empresa através da reflexão sobre os erros e acertos cometidos. Neste aspecto, o papel do professor é