Manual alfa
No mês de abril de 2013, realizou-se o trabalho de sequência didática de rótulos com a turma do 1°ano B vespertino. Os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitura e escrita verbal e não-verbal.
Todo o trabalho foi planejado dentro das capacidades designadas ao 1° ano, objetivando principalmente: Ampliar escrita e o vocabulário; Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras; Compreender a orientação e alinhamento da escrita; Manter o contato com diferentes tipos e tamanhos de letras; Conhecer diferentes gêneros textuais; etc.
Foi pedido aos alunos que trouxessem de casa rótulos e embalagens de produtos que são consumidos no seu cotidiano. Os rótulos foram analisados pela professora juntamente com toda a turma, classificando-os em alimentos, limpeza, higiene e medicamentos. O trabalho com a sequência didática permitiu aos alunos compreenderem a diversidade de informações contidas nos rótulos. Pôde-se trabalhar também os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o modo de usar e de armazenar, quantidade, dentre outras informações.
A culminância do projeto teve a participação do 1° ano B com a paródia da música SOPA DO NENÉM (PALAVRA CANTADA). Primeiramente os alunos e a professora confeccionaram um cartaz com rótulos de ingredientes contidos em uma sopa, e este cartaz foi apresentado juntamente com a paródia.
Durante a sequência didática com o gênero textual rótulos, pôde constatar-se, que os gêneros textuais são uma alternativa para a realização de um trabalho significativo. A sequência didática representa o meio ou a estratégia pela qual os gêneros textuais podem ser viabilizados aos alunos, articulados através de atividades criativas e motivadoras relacionadas ao gênero