MANO
Nome: Ester Almeida Cabral Nº : 12
Série/Turma: 2º D
Matéria: Geografia
- Regiões Metropolitanas
. O que são?
A mudança da população das zonas rurais para as zonas urbanas acarretou um crescimento desordenado das cidades, transformando-as em grandes centros populacionais. Esses centros populacionais são chamados de regiões metropolitanas, que consistem em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central – a metrópole – e sua zona de influência.
. Onde estão as principais? Algumas das regiões mais populosas do mundo, que possuem aproximadamente 80 milhões de habitantes, incluem Tóquio, Região Metropolitana de São Paulo, Nova Délhi, Cidade do México, Xangai, Seul e Pequim.
. Existem no Brasil? Quais as atividades econômicas realizadas? Sim. A maior região metropolitana no Brasil é a Região Metropolitana de São Paulo, com cerca de 20,7 milhões de habitantes. As atividades são bastante diversificadas; enquanto algumas cidades ainda baseiam sua economia nas atividades do setor primário com técnicas pouco desenvolvidas de produção, outras experimental acentuado índice de industrialização nas últimas décadas. Paralelamente, muitos municípios caracterizam-se como cidades-dormitório, o que engessa o desenvolvimento do setor secundário e terciário da cidade.
- Megalópoles
. O que são? Megalópole é um conjunto de regiões metropolitanas, que estão em crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de uma com as outras. Em outras palavras, as megalópoles são formadas pela conurbação de cidades populosas e com alto nível de urbanização. . . Onde estão as principais?
Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Osaka, Cidade do México, São Paulo, na atualidade.
. Existem no Brasil? Quais as atividades econômicas realizadas? Sim. As principais são Rio de Janeiro e São Paulo.
as