manitações
2200 palavras
9 páginas
Universidade Norte do Paraná Sociologia
Alessandra Simone Rodrigues Cardoso
Marcio Pereira da Silva
Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos, Ciências política e Filosofia.
Santarém – Pará
2013
Alessandra Simone Rodrigues Cardoso
Marcio Pereira da Silva
Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos, Ciências política e Filosofia.
Santarém – Pará
2013
Introdução
A seguir iremos ver o caso das manifestações no Brasil, que ocorreu neste ano de 2013, e também os faces e fatos, que marcaram um passado de terror e corrupção no Brasil, assim como os caras-pintadas que lutavam em pro de melhorias condições políticas e sociais.
Dentro desses e outros aspectos iremos ver em detalhes, as grades diferenças entres as manifestações do ano de 1992, também conhecido como Movimento Estudantil Brasileiro, entre outros.
Manifestações são necessárias para a construção da vida política de um povo. As manifestações políticas no Brasil desprezam a participação dos partidos políticos, uma vez que estes estão diretamente envolvidos na maior parte dos escândalos que gera manifestação pública.
Nas últimas semanas, diversas cidades brasileiras foram tomadas por manifestações populares. A pauta original das mesmas era a revogação do aumento da passagem do transporte público – exigência conquistada posteriormente, aliás, em inúmeros municípios. Porém, uma série de outras demandas foi se incorporando à agenda primordial, colocando inclusive o risco de se perderem os objetivos iniciais. Muitas reflexões foram feitas, no sentido de tentar compreender tamanha mobilização das pessoas, talve a maior da História brasileira, considerando que movimentações deste tipo não são algo muito comum no Brasil. Para o historiador Lincoln Secco, por exemplo, os protestos no Brasil estão dentro do contexto da atual onda de manifestações pelo mundo afora, as quais