Manifesto Poro
em serigrafia e afixados em locais públicos,
Série de 13 cartazes lambe-lambe impressos
Por outras práticas e espacialidades
poro
poro. manifesto
MANIFESTO
por uma cidade lúdica e coletiva, por uma arte pública, crítica e poética poro* palavras-chave Arte contemporânea. Cidade. Intervenção urbana.
MANIFESTO for a playfull and collective city, for a public, critic and poetic art keywords City. Contemporary art. Urban intervention.
S
im! Estamos correndo o risco de parecer ingênuos ou incoerentes. Como artistas, fazemos arte e não necessariamente sentido.
Trabalhamos juntos desde 2002 e a cidade tem sido sempre o grande tema dos nossos trabalhos. É na cidade que encontramos e de onde extraímos matéria poética para a construção de obras que visam, entre outras coisas, ressignificar os espaços urbanos com proposições poéticas e/ou de cunho político.
Neste texto, em forma de manifesto, desejamos apresentar um pouco de nossas inquietações em relação aos processos urbanos contemporâneos e propor um modo de fazer arte que seja mais aberto e relacional.
* Dupla formada pelos artistas Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! (Brasil); atua desde 2002 com a realização de intervenções urbanas e ações efêmeras que tentam levantar questões sobre os problemas das cidades por meio de uma ocupação poética e crítica dos espaços. Site: . E-mail: ;
.
rev. ufmg, belo horizonte, v. 20, n.1, p.78-89, jan./jun. 2013
79
poro. manifesto
Poro: Outros Setores para Brasília. Intervenção com placas na cidade, 2013.
80
rev. ufmg, belo horizonte, v. 20, n.1, p.78-89, jan./jun. 2013
poro. manifesto
Uma cidade para todos
A
cidade não é o lugar do consenso. É o lugar do encontro com a diferença, onde as várias opiniões, jeitos de ser e opções convivem e criam um am-
biente fértil e criativo. Um ambiente de encontro com situações e modos de viver inusitados que divergem do nosso próprio modo de