manifesto do partido comunista
BURGUESES E PROLETÁRIOS
* A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes (opressor e oprimido).
* O sistema feudal ou corporativo jánão bastava e foi substituído pelo sistema de manufatura, que, por sua vez, deu lugar a indústria moderna.
* A burguesia crescia na mesma proporção que a indústria.
* “O Poder Executivo doEstado moderno não passava de um comitê para gerenciar os assuntos comuns de toda a burguesia”.
* “A burguesia substituiu a exploração velada por ilusões religiosas e políticas, pela exploraçãoaberta, impudente, direta e brutal”. Converteu os ideais religiosos da Idade Média em uma simples busca pelo capital.
* O padre, o médico, o advogado, todos passaram a ser meros assalariados. Até arelação familiar passou a ser uma relação de dinheiro.
* A burguesia é revolucionária. Necessita de um mercado em expansão constante.
* A burguesia influencia todo o mundo a seguir o modo deprodução burguês.
* As crises comerciais (epidemia da superprodução) põem em risco a sociedade burguesa.
* A burguesia “não só forjou as armas que trazem a morte para si própria, como tambémcriou os homens que irão empunhar estas armas: a classe trabalhadora moderna, o proletariado”.
* Na mesma medida em que a burguesia se desenvolve, também o proletariado se desenvolve, pois o únicomeio de sobrevivência dos trabalhadores é venderem a si próprios como uma mercadoria, gerando um círculo vicioso.
* Com o avanço das máquinas e a divisão do trabalho, é exigida somente a habilidademínima dos trabalhadores, o que reduz o salário ao mínimo que uma pessoa precisa para manter-se viva.
* O proletariado até tenta se rebelar para reconquistar sua dignidade enquanto trabalhador, masfracassa, pois a burguesia segue no controle de tudo.
* Fica cada vez mais clara a colisão entre as duas classes.
* Os trabalhadores se organizam em sindicatos para buscar um