Manifestações no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 APÊNDICES 11 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 12 ANEXOS 13 ANEXO A – Título do anexo 14
1 INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido,
2 DESENVOLVIMENTO
Recorrendo ao dicionário da Língua Portuguesa, a palavra manifestação significa ato de manifestar, expressar. Na mesma linha de pensamento, manifesto significa notório, visível, declaração pública.
Segundo a Constituição Brasileira:
Titulo II – Dos direitos e garantias fundamentais.
Capitulo I - Dos direitos e deveres individuais e coletivos.
Art. 5. IV – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V – É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou imagem;
Baseando-se nas informações acima citadas, as manifestações são formas de expressar os pensamentos e ou sentimentos de grupos específicos ou de uma população inteira. E ainda assegurada por lei, desde que por forma pacífica e ordenada.
Analisando a história da humanidade seremos propensos a encontrarmos vários relatos de manifestos, alguns de grande importância. O caso do Renascimento Cultural, na Idade Média, teve seu início com as manifestações através das artes que revelaram pensamentos contrários aos existentes até então.
Outro caso histórico foram as manifestações das Diretas Já, em 1984, quando o país era governado pela Ditadura Militar e a população reivindicava o direito de votação para eleição de presidente. E ainda a manifestação Fora Collor com Os Caras Pintadas, em 1992, outra vez o povo foi às ruas pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.
Com o intuito de mudanças nos cenários sociais, as manifestações têm