Manguezal
* Temperaturas médias acima de 20º C;
* Média das temperaturas mínimas superior ou igual a 15º C;
* Amplitude térmica anual menor que 5º C;
* Precipitação pluvial acima de 15.550 mm/ano, sem períodos de seca prolongados..
As marés constituem o principal mecanismo de penetração de águas marinhas ou salobras nos manguezais. Entende-se por água salobra a mistura de água salgada de origem marinha com a água doce dos rios ou da chuva.
As espécies vegetais típicas de mangue são plantas que se adaptaram a altos teores de salinidade. Essa adaptação favorece os mangues na competição pelo espaço litorâneo.
O sedimento pode ser de origem autóctone ou alóctone.O sedimento de origem autóctone é formado por restos de folhas, galhos e animais que vivem no interior dos manguezais.O sedimento de origem alóctone é formado por areias finas de origem marinha, argila de origem terrestre ou silte – pequenas partículas de minerais diversos com tamanhos menores que 0,062mm, trazidos por ondas, ventos, correntes litorâneas ou fluxos de rios.
Mesmo o “homem” tendo pouca importância em preservar esse ecossistema, a importância é enorme pois o própria desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira. É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar. Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno. A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa. As raízes do mangue