Manganes e o meio ambiente
Coordenação de Química
Disciplina: Química Ambiental
Professor: Patrícia
MANGANÊS E O MEIO AMBIENTE
Rodrigo Romano
Roberto Monteiro
Belém – 2009
Sumario
1. Introdução 2. De que forma O manganês se encontra na natureza 3. Quais as formas de utilização desse metal 4. Contaminação 5. Efeitos nocivos no organismo humano 6. Quais as medidas usadas para descontaminação desse elemento no meio ambiente
1. Introdução
Os metais apresentam uma longa e remota intimidade com a história da humanidade. Não fossem eles, seja por uma beleza encantadora, seja por características imediatamente úteis em cada momento próprio, e, por óbvio, não teríamos chegado até aqui, pelo menos na forma como hoje nos conhecemos.
Mas apesar de tanta e tão extensa convivência, nem todos os registros são positivos. Isto é, muitos dos metais, ao lado de seus indiscutíveis benefícios, também se mostram associados a um legado de injúrias e dores, no plano coletivo e no individual. A bem da verdade, esses fatos negativos não derivaram de malignidades inerentes aos metais, porém de usos inadequados que, por várias vezes, deles foram feitos.
A pergunta que então se explicita é se podem eles, além de suas vantagens, muitas já bem conhecidas e dominadas, trazer embutidas quantidades de perigo e de ameaça. A resposta é sim. A pergunta subseqüente automática fica sendo: e como tirar cada proveito de seu uso impedindo simultaneamente qualquer possibilidade ameaçadora?
Aí a resposta é uma só: conhecimento, o qual precisa ser permanentemente buscado e atualizado.
2. De que forma O manganês se encontra na natureza
O manganês é um elemento amplamente distribuído na crosta terrestre, água e atmosfera, na forma particulada. Foi isolado por Scheele (1742-1786) e passou a ser utilizado pelos romanos na fabricação de vidro. Encontra-se sempre na forma ligada, sendo abundantes os óxidocompostos: