MANETs
É grande o crescimento das redes sem-fio. Nos últimos anos assistiu-se a uma vasta proliferação de tecnologias de redes wireless (WLAN) tais como Bluetooth, WiMAX, equipamentos baseados na norma IEEE 802.11 (Wi-Fi) e novas tecnologias estão chegando. Muitas pessoas carregam consigo dispositivos portáteis tais como notebooks, telefones celulares, PDA’s e mp3Players, para uso profissional e pessoal.
Todos estes equipamentos oferecem uma solução atraente aos usuários que pretendem uma rápida e simples instalação sem os problemas associados ao cabeamento. Entretanto, a maioria destes dispositivos não se comunica entre si. Tecnologias que utilizam redes móveis ad hoc podem permitir que esses dispositivos portáteis possam se comunicar e interagir entre si de forma espontânea.
Redes móveis sem fio
Basicamente, existem dois tipos de redes móveis sem fio: as redes infra-estruturadas e as redes ad hoc:
Redes infra-estruturadas
Redes infra-estruturadas são aquelas em que o Host Móvel (HM) está em contato direto com uma Estação de Suporte à Mobilidade (ESM), também conhecida como Ponto de Acesso (AP), na rede fixa.
O funcionamento deste tipo de rede móvel é semelhante ao da telefonia celular, onde toda a comunicação deve, necessariamente, passar pela central, mesmo que os equipamentos móveis estejam a uma distância em que poderiam, eventualmente, comunicar-se diretamente.
Toda a comunicação entre os nós móveis é feita através de estações de suporte à mobilidade. Neste caso, os nós móveis, mesmo próximos uns dos outros, estão impossibilitados de realizar qualquer tipo de comunicação direta.
A figura anterior mostra um modelo de comunicação em redes infra-estruturadas onde as estações de suporte podem estar conectadas a gateways que permitem a comunicação entre os nós móveis e a parte fixa da rede.
Redes Ad Hoc
Outro tipo importante de rede móvel é a rede ad hoc, também conhecida como MANET (Mobile Ad hoc NETwork), onde os dispositivos são capazes de