manejo sanitario de ovinos
A sanidade abrange uma série de atividades técnicas, conduzidas para manter as condições de saúde dos animais, as quais são influenciadas pelo meio ambientes, práticas de manejo e pelo genótipo.
Entre outras causas. A manutenção da saúde de um rebanho tem início com uma adequada educação sanitária das pessoas envolvidas e com um acarreta alimentação dos animais. Assim, um rebanho bem alimentado é saudável, e resiste melhor às doenças. Por outro lado, uma deficiência nutricional aumenta o índice de doenças e de mortalidade no rebanho. Portanto, os animais devem ser bem nutridos para permanecerem saudáveis.
Desta forma entenda - seque “ bem nutrido ” é o animal que ingere alimentos com qualidade e em quantidade suficientes para atender suas necessidades de mantença e de produção (3) A saúde dos rebanhos caprino e ovino também recebe influência das instalações. Quando construídas de forma adequada, proporcionam conforto e proteção, facilitam o manejo e contribuem para a manter a saúde dos animais
Medidas Sanitárias gerais
Higiene das Instalações:
− Limpe a diária dos apriscos ou ovis por meio de varredura;
− Limpeza dos bebedouros, mantendo-os isentos de algas ou de fezes e procedendo- se a troca periódica da água;
− Limpeza diária dos comedouros;
− Limpeza dos currais com recolhimento das fezes para esterqueiras ou diretamente para as áreas de pastagem;
− Manter o ambiente criatório sempre limpo, sem sacos plásticos ou outros detritos
Quarentena
Os animais adquiridos de outras fazendas ou regiões deverão ser mantidos em observação por um período de 30-60 dias, em local isolado, antes de serem incorporados ao rebanho. Essa medida visa a garantir ao criador um conhecimento do estado sanitário dos animais, ou seja, certificar-se de que os mesmos são ou não portadores de doenças.
Isolamento
O sistema de criação deve ter uma área afastada do centro de manejo, para o isolamento e tratamento dos animais doentes.
Descarte
É um