MANEIRISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA DO RENASCIMENTO AO NEOCLASSICISMO
TRABALHO SOBRE O MANEIRISMO
TEXTO-BASE: capítulo sobre o maneirismo
BRANDÃO, Carlos Antonio Leite. A formação do homem moderno vista através da arquitetura.
1. Tendo em vista as plantas projetadas para a Basílica de S.Pedro, por Bramante e Michelangelo, qual a diferença entre elas?
Bramante, D. e Michelangelo, Plantas projetadas para a Basílica de S. Pedro, Roma.
2. E qual a sensação experimentada relativamente à cúpula projetada por Michelangelo para a Basílica de S. Pedro?
A cúpula de Michelangelo, não parece repousar serena e levemente como a de Bramante. O empuxo visual vertical dado pela continuidade dos nervos que a percorrem, e dos pares de colunas situados na lanterna e no tambor recuperam o seu peso e fazem penetrar dentro do corpo da basílica, e não simplesmente coroá-la. Estabelece uma relação entre a massa da cúpula e a massa do edifício, uma relação entre valores volumétricos e maciços, e não mais uma proporção entre as dimensões lineares harmônicas.
Contrariando a importância religiosa da luminosidade difundida pela cúpula, Michelangelo introduz um forro entre a cúpula e o espaço interno, impedindo a luz divina de entrar na igreja. Trazendo a sensação de que não se percebia mais uma comunicação visível entre deus e o fiel. Como se deus residisse na alma do fiel e noção requeresse mais o espaço externo para se expressar.
3. E qual é, segundo o autor, o significado metafórico da Basílica de S. Pedro, tal como pensada por Michelangelo? Explique.
4. Tendo em vista a Biblioteca Laurenciana, de Michelangelo, em Florença, explique porque o espaço do vestíbulo pode ser considerado maneirista.
5. Explique porque o Palazzo Massimo alle Colonne, de Baldassare Peruggi (Roma, 1532) pode ser considerado maneirista.
Observamos uma fachada curva e destacado