bioquimica
b. Óxido-redução: reações com perda ou ganho de elétrons
c. Eliminação: Forma C=C, elimina H2O, NH3 , ROH ou RNH2
d. Isomerização: Muda a posição de um H e uma dupla ligação.
e. Rearranjo: Quebram e re-colocam ligações C-C f. Quebra C-C / Condensação: Quebra / cria ligações C-C
2-A regulação do metabolismo é fundamental para que um organismo possa responder de modo rápido e eficiente a variações das condições ambientais, alimentares ou ainda a condições adversas como traumas e patologias. A regulação metabólica é feita pela modulação de enzimas regulatórias de processos metabólicos chaves, de tal modo que se possa ativar ou inibir reações químicas específicas para cada situação resultando em respostas biológicas adequadas . Para garantir a eficiência necessária, o organismo lança mão de vários tipos de regulação enzimática que podem ocorrer simultaneamente. Existem dois tipos principais de regulação enzimática: uma intracelular, comandada pela presença de moduladores alostéricos enzimáticos positivos ou negativos , e uma que vem de fora da célula, sistêmica, e que é fundamental para que hajam ações coordenadas entre os diversos órgãos e tecidos.
3-A reação de conversão de piruvato em acetil-CoA. As descarboxilações de isocitrato e alpha-cetoglutarato, de piruvato em oxaloacetato. As reações que envolvem a quebra de ligações de alta energia como a conversão de fosfoenolpiruvato em piruvato. A formação de malonil-CoA a partir de Acetil-CoA.
4-Acetil-CoA;
5-a) ácido graxo a partir de glicose – Sim, é possível sintetizar ácido graxo a partir de glicose pois a oxidação de glicose gera acetil-CoA.
b) proteína a partir de glicose – Não, pois embora alguns aminoácidos possam ser obtidos a partir de piruvato e acetil-CoA existem aminoácidos essenciais que nós não sintetizamos.
c) proteína a partir de ácido graxo – Não pela mesma razão exposta acima. Não é possível sintetizar aminoácidos