mandiocqa
5987 palavras
24 páginas
IntroduçãoA história de uma nação não se conhece apenas pelos personagens e mártires que participaram ativamente de importantes fatos históricos mas também pela sua gastronomia .
É a gastronomia, muitas vezes, que preserva a herança cultural recebida dos antepassados, explicada não somente por fatores geográficos e climáticos, mas também por hábitos,costumes e preferências locais.
No Brasil, prevalecem as influências culinárias da tríade de formação do povo brasileira, composta por negros, portugueses e índios, facilmente observada em muitos dos pratos mais antigos e tradicionais de nossa Gastronomia.
O que mais impressiona, ao viajar pela “ história Gastronômica Brasileira” é a riqueza de matérias-prima que a natureza oferece aliada à necessidade e criatividade de cada momento vivido, onde o homem, seja nativo ou estrangeiro procurou adaptar-se, na sua busca pela sobrevivência.
Neste trabalho, o produto tema escolhido foi a mandioca, pela sua importância na alimentação desde o período anterior à colonização, como principal alimento indígena, sua substituição do trigo no período colonial até os dias de hoje.
Da mandioca extraem subprodutos, como o beiju e a farinha.
Neste trabalho, iremos documentar visita técnica realizada pelo grupo a um
Engenho de Farinha., herança dos antepassados de importante tradição familiar, o
“Engenho Andrade”.
Porque a história de de um país não se conta somente pelos personagens que a fizeram, mas também pelo alimento que permitiu que ela se realizasse.
“A Alimentação Indígena” e o “Descobrimento”
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, confundiram a mandioca com o inhame, conforme relatos históricos da carta de caminha de Pero Magalhães Gandavo
(1576) e Gabriel Soares de Souza (1584), devido à semelhança entre os tubérculos.
Ambos descreviam a mandioca, diariamente consumida, como raiz indispensável aos nativos e europeus recém – vindos, “Pão da Terra”, “Saborosa”, “substancial”.
Com a colonização,