Manchester
ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
SANTO ANDRÉ
2011
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 5
II. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6
III. VISÃO SISTÊMICA/MUDANÇA 7
III. I CONCEITO DE MUDANÇA – RISCOS E BENEFÍCIOS 7
IV. INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES 8
IV. I O EFEITO DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 10
IV. II INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL 10
V. CONCLUSÃO 12
VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
I. INTRODUÇÃO Para chegar à eficiência, sabendo que o primordial é o colaborador. As pessoas têm formas diferentes de pensar e agir, de acordo com o ambiente em que está inserido. Em uma organização, esse comportamento influência diretamente nos resultados. Com isso, as empresas passaram a investigar os indivíduos, grupos e a estrutura, esse processo foi denominado Comportamento Organizacional. Atualmente, com mudanças constantes e a globalização à nossa frente, é impossível não perceber a necessidade que há em acompanhar essas transformações em todos os segmentos da sociedade. Quando a empresa é vista sobre uma Visão Sistêmica, é mais simples de aplicar esse conceito. Outra questão importante é saber que as mudanças e a inovação são essenciais no processo.
Como diferenciar eficiência e eficácia? São duas palavras parecidas e passam uma imagem de mesma finalidade, porem estudando realmente o significado iremos entender qual a diferença entre ambas.
Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos, ou seja, através de uma “receita” chega-se ao resultado, um profissional eficiente é aquele que consegue fazer o mesmo trabalho de uma forma correta, sendo mais rápida a execução e mantendo a qualidade de antes, um individuo eficiente não arrisca novas idéias, apenas conclui a tarefa a qual foi designado.
A eficácia se distingue pelas formas que os administradores se comportam, suas atitudes em determinadas situações e visão de mercado,