Mancala
DE ONDE A BRINCADEIRA VEM?
A origem mais provável da mancala é a África. Existem estudiosos que acreditam que jogos do tipo da mancala existem há mais de 5.000 anos. No entanto, não é possível comprovar essa afirmação. Pode-se relacionar a dispersão da mancala na África e na Ásia às viagens dos peregrinos muçulmanos, dos mercadores árabes e dos viajantes colonialistas. O fato é que ela é jogada em toda a África, nos países árabes e na Índia, bem como em países como Vietnã, Camboja, Tailândia e no sul da China. Os escravos africanos também trouxeram o jogo para a América, onde ela é muito praticada, principalmente nos países do Caribe. No século 20, o jogo foi introduzido em formato comercial na Europa e nos Estados Unidos, sendo praticada, atualmente, inclusive na internet.
A MANCALA É OU FOI JOGADA NO BRASIL?
Câmara Cascudo cita em seu dicionário do folclore brasileiro que os escravos e os carregadores do porto de Salvador jogavam um jogo de procedência africana denominado Ai-I-Ú. A descrição do jogo pelo historiador negro Manoel Quirino indica que se tratava de uma variação da mancala praticada entre povos africanos que foram trazidos para o Brasil. No entanto, não existe nenhum vestígio de sua prática no Brasil na atualidade.
COMO SE BRINCA DE MANCALA?
A mancala não é difícil de se jogar. Mas o mesmo não se pode dizer a respeito de explicar sua dinâmica em palavras. E existem diversas variações. A regra mais comum da mancala é a seguinte: