mamiferos
A característica que deu nome à classe dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias, que são mais desenvolvidas nas fêmeas. Após o nascimento dos filhotes, as fêmeas amamentam-nos com o leite produzido nessas glândulas. Outra característica dos mamíferos é a presença de pelos na pele.
Além de pelos e glândulas mamárias, os mamíferos possuem dois tipos de glândulas na pele, que são elusivas do grupo e de origem epidérmicas: sudoríparas e sebáceas. Algumas espécies possuem também glândulas especiais, como a glândula de cheiro do gambá, por exemplo.
As glândulas sudoríparas produzem o suor e liberam para superfície do corpo, de onde evapora, contribuindo para a regulação térmica do corpo dos mamíferos.
A quantidade de glândulas sebáceas também varia de uma espécie de mamíferos para outra. Elas produzem uma secreção oleosa que atua como lubrificante dos pelos e da pele.
Os mamíferos são animais vivíparos, logo, desenvolvem seus filhotes no interior do corpo materno (essa característica aumenta a probabilidade de vida da prole, já que os embriões se desenvolvem internamente e não em ovos, no caso dos répteis e anfíbios)
Existem atualmente cerca de 4 mil espécies de mamíferos, a maioria vivendo em regiões tropicais, mas com representantes em toda as regiões da terra. Embora a maioria dos mamíferos seja de hábitos terrestres, existem alguns aquáticos.
Dentre os mamíferos terrestre, há um grupo com características associadas ao voo, com os membros anteriores transformados em asas: é o grupo dos morcegos. Um detalhe interessante com relação ao esqueleto dos mamíferos é o fato de todos possuírem sete vertebras cervicais
2. Regulação da temperatura corporal
Geralmente, as características dos animais estão associadas à sua sobrevivência ao meio em que vivem. A presença de pelos bem desenvolvidos em animais de clima frio é um eemplo, pois os pelos funcionam como isolantes térmicos, principalmente porque retêm ar. Assim dificultam a