mama
O que é:
A cervicite, também chamada de endocervicite, é uma inflamação no colo do útero, que nem sempre apresenta sintomas, e que afeta na sua maior parte jovens entre os 18 e os 25 anos de idade. Na mulher, quando esta doença não recebe o devido tratamento podem surgir complicações como aderências, doença inflamatória pélvica, infertilidade e aumento das possibilidades de gravidez ectópica. OS SINTOMAS SAO :
Coceira e corrimento vaginal;
Vermelhidão local;
Dor abdominal após o contato íntimo.
Em alguns casos pode haver ainda febre. dor nas relações; dor ao urinar; perda sanguínea após a relação;
Na maior parte das vezes a cervicite não apresenta sintomas, o que pode levar à uma epidemia silenciosa. Segundo especialistas esta doença é mais comum em indivíduos jovens e ela pode ser diagnosticada facilmente através dos exames de swab vaginal ou papanicolau, embora seja mesmo necessário realizar o papanicolau, para verificar qual é o microorganismo causador da doença, para um tratamento mais específico
O antibiótico receitado pelo ginecologista deve ser tomado pelos 2 parceiros, e durante o tratamento recomenda-se a abstenção do contato íntimo.
Diagnóstico da cervicite
Para identificar a cervicite o médico ginecologista deverá observar a região genital da mulher, realizar o teste de swab endocervical e uretral e solicitar exames ginecológicos como o papanicolau, para identificar o micro-organismo envolvido. TRATAMENTO DA CERVICITE
O tratamento da cervicite é feito com a toma de remédios e o uso de uma pomada ginecológica indicada pelo médico para controlar a infecção.
Devem utilizar a medicação tanto a mulher que apresenta a cervicite como o seu parceiro, para evitar uma recontaminação com os microorganismos e durante o tratamento não é aconselhado manter relações, nem mesmo com preservativo.
Após esta fase inicial a mulher deve ter que passar por uma cauterização do colo do útero para sarar suas feridas.