malária
A Malária é uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical.
No Brasil, a principal área endêmica encontrase na região amazônica, onde ocorrem 98% dos casos de malária. A doença apresenta alta letalidade em gestantes e crianças.
Protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies causam a malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.
Uma quarta espécie, o P. ovale, só é encontrado em áreas restritas do continente africano. Por meio da picada da fêmea do mosquito
Anopheles,infectada pelo Plasmodium.
Os vetores mais abundantes nos horários crepusculares,ao entardecer e ao amanhecer.Todavia,são encontrados picando durante todo o período noturno,porém em menor quantidade em algumas horas da noite.Não há transmissão direta da doença de pessoa a pessoa.Raramente pode ocorrer a transmissão por meio de transfusão de sangue contaminado ou uso compartilhado de seringas contaminadas.Mais rara ainda é a transmissão congênita. Estima-se que mais de 40% da população mundial esta exposta ao risco de adquirir malaria. A área endêmica da malaria, no Brasil, possui aproximadamente 6,9 milhões de km² , correspondendo a 81% do território nacional, com 61 milhões de habitantes, sendo 19 milhões na Amazônia Legal. A população mais exposta ao risco de contrair a infecção corresponde a 6 milhões de habitantes, na Amazônia Legal, e a menos de 1 milhão, no restante do pais. A transmissão nessa área esta relacionada a abertura de novas fronteiras, ao crescimento econômico desordenado e, principalmente, a exploração de minérios. Cerca de 99,5% dos exames parasitológicos positivos para malaria são de indivíduos originários da Amazônia Legal, sendo em torno de 41% das infecções dessa área causadas por P. falciparum.
A melhor medida, até o momento, é a erradicação do mosquito Anopheles .
As redes contra mosquitos ou