Malinowsi

571 palavras 3 páginas
Bronislaw Malinowski nasceu em 1884 na Cracóvia (Polônia). Inicialmente, se formou em Ciências Exatas, mas abandonou e, parado, dedicou a ler The Golden Bough (tr. O Ramo Dourado) de James Frazer1 . Tal leitura iria direcionar sua pesquisa de campo por toda vida, assim mostra o conteúdo de suas obras: expressões da espiritualidade humana; compreensão do funcionamento da mente primitiva; reflexões sobre a vida e a morte, a humanidade e a animalidade, divindade e imortalidade; a magia como forma de controlar a natureza e garantir a sobrevivência humana; a influencia do sexo sobre a vegetação; o Tabu e os perigos da alma (precauções que protegem o indivíduo e a sociedade); a coerência lógica entre os “selvagens”; os sistemas de regras que se combinam formando um todo bastante completo e harmonioso e etc. Todos os relatos trazidos por Malinowski sobre os nativos em suas obras deixam nítidos as influencias que herdou do pensamento de James Frazer.

Em Leipzig (Alemanha) foi orientado por Karl Bücher e Wilhelm Wundt para então ir à London School of Economics em 1910. Mais tarde publicou a primeira obra: The Family among the Australian Aborigenes (1913) onde criticou duramente o evolucionismo e provou conhecimento teórico. Para Malinowski, o evolucionista Morgan havia desorientado por gerações a pesquisa antropológica com o sistema classificatório de termos para parentes quando o demonstrou como aquilo que já foi e hoje já não é mais DUHAN (1986). Da mesma forma, Gräbner, outro evolucionista, teria desenvolvido uma abordagem antifuncional imbecil, que não estabelecia relação de objetos com propósitos e uso pessoal (Ibidem).

A crítica contra a abordagem antifuncional presente em Malinowski foi desenvolvida devido a uma grande influência absorvida da obra de Durkheim (tipo primitivo da divisão do trabalho social e a análise da religião e magia), essa mesma influência causada pelas ideias de Durkheim em Malinowski foi provocada em Radcliffe-Brown acerca do funcionalismo

Relacionados

  • Aula 2 homem e sociedade
    932 palavras | 4 páginas
  • Leach. Sistemas Políticos da Alta Birmania e a escola de Manchester
    5523 palavras | 23 páginas