MALA DIRETA
Imagine que você tenha uma pequena empresa e quer cadastrar seus clientes. Esse cadastro será o arquivo de dados. A partir dele você pode:
Criar um arquivo para mandar uma correspondência para cada um de seus clientes informando-lhes sobre alguma promoção de seus produtos (você teria um arquivo principal).
Criar um arquivo para mandar uma mensagem de fim de ano personalizada para cada um de seus clientes (teríamos, então, outro arquivo principal buscando os dados do mesmo arquivo de dados).
Criar um arquivo para mandar uma correspondência para o cliente que mais comprou seus produtos em um período específico (tem-se mais um arquivo principal vinculado ao mesmo arquivo de dados).
Conclusão: No arquivo de dados podemos criar campos e cadastrar informações; no arquivo principal vinculamos todas ou algumas informações desse arquivo de dados.
Crie sua Mala Direta
Estrutura da mala direta, ou seja, criação e exclusão de campos e cadastramento de informações (arquivo de dados) e digitação de um texto (arquivo principal), para que possamos vincular um campo desse arquivo de dados.
Digite um texto como o que se segue em um documento em branco do Word:
Prezado xxxx
Constatando nossos arquivos, verificamos que sua última compra foi em dddd no valor de rrrr. Salientamos, também, que na data de seu aniversário a realizar-se em dd você terá um desconto especial de 10% sobre o valor total de suas compras realizadas nesse dia.
Atenciosamente,
Salve seu arquivo principal com o nome de Mala Direta no seu disquete.
Dê os comandos abaixo ainda com o arquivo Mala Direta na tela:
Dê o comando Ferramentas.
Clique em Mala direta
Clique no botão Criar (passo 1 da mala direta)
Clique em Cartas modelo
Clique no botão