Mal de Parkinson
CASA BRANCA / SÃO PAULO
2011
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente a Deus, por ter nos dado a capacidade de chegarmos até aqui com muito sucesso, por nos guiar em todos os momentos, pela força concedida durante mais essa jornada;
A nossos pais, nossos eternos amores, a gratidão, amor, carinho, educação, compreensão, oportunidades... Vocês que muitas vezes tiveram que trabalhar dobrado renunciando seus sonhos em favor dos nossos... O nosso mais profundo agradecimento.
Aos nossos professores orientadores Andressa Ranzani Nora Mello e Luiz Sergio Xavier Pedrosa por ter nos acompanhado nosso trabalho desde o inicio, que com muita sabedoria nos conduziram até as últimas linhas. Obrigada pela dedicação, competência, ensinamentos e amizade, durante toda a realização desta pesquisa. Seus ensinamentos estarão presentes por todas as nossas vidas.
Agradecemos também a nossos professores que com muita dedicação nos deram auxilio durante o curso.
E por último e não menos importante ao grupo que com muita lealdade enfrentou esse período de obstáculos, alegrias, tristezas, lágrimas, sorrisos, derrotas e enfim Vitória.
RESUMO
A Doença de Parkinson é uma doença crônica degenerativa e progressiva do Sistema Nervoso Central, aonde nas maiorias das vezes quem vem de ter a doença são os idosos e o que acomete a ter a doença são os fatores genéticos, emocionais. Classificação: Existem quatro tipos de Parkinson: O primário, ou idiopático, sendo o mais comum e freqüente em 2/3 dos casos. O secundário ou o pós - encefálico que abrange uma diversidade de sintomas, sendo dificílimo seu diagnóstico. O terceiro, é chamado de parkinsonismo plus, ou sintomático ou degeneração de múltiplos sistemas apresentando-se através das combinações e manifestações do sistema nervoso e o ultimo que é o parkinsonismo eredodegenerativo ou familiar.
Apesar de ser pouco conhecida a sua etiologia podemos dizer que existem múltiplos fatores como: