Mal de Parkinson
A doença de Parkinson ou Mal de Parkinson, tem esse nome em homenagem ao médico inglês James Parkinson, que foi a primeira pessoa a descrever essa doença, no ano de 1817.
A doença de Parkinson é uma doença de origens neurológicas, degenerativas do sistema nervoso central, não é contagiosa e afeta o sistema motor dos indivíduos. Além disso, não é fatal e sua causa de origem é desconhecida até hoje. Ainda não há evidências de que seja hereditária e, apesar dos avanços, ainda é incurável e a progressão da doença vai depender de cada paciente.
Causas
O mal de Parkinson se desenvolve mais freqüentemente depois dos 50 anos. É um dos distúrbios nervosos mais comuns dos idosos. Às vezes, o mal de Parkinson ocorre em adultos jovens. Ele afeta tanto homens quanto mulheres.
As células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina para ajudar a controlar os movimentos musculares. O mal de Parkinson ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lentamente. Sem a dopamina, as células nervosas dessa parte do cérebro não podem enviar mensagens corretamente. Isso leva à perda da função muscular. O dano piora com o tempo. A causa exata do desgaste destas células do cérebro é desconhecida.
O mal de Parkinson em crianças pode ocorrer porque os nervos não são tão sensíveis à dopamina. O mal de Parkinson é raro em crianças.
Sinais e Sintomas
Os sintomas podem ser suaves no início. Por exemplo, o paciente pode ter um tremor suave ou a leve sensação de que uma perna ou pé esteja rígido ou se arrastando.
Os sintomas incluem:
Diminuição ou desaparecimento de movimentos automáticos (como piscar)
Constipação
Dificuldade de deglutição
Babar
Equilíbrio e caminhar comprometidos
Falta de expressão no rosto (aparência de máscara)
Dores musculares (mialgia)
Dificuldade para começar ou continuar o movimento, como começar a caminhar ou se levantar de uma cadeira
Perda da motricidade fina (a letra pode