Mal das folhas (Microcyclus ulei) em Seringueira (Hevea brasiliensis)
Mal das folhas (Microcyclus ulei) em Seringueira (Hevea brasiliensis)
a) - Descrição da doença
O mal das folhas da seringueira é causado pelo Microcyclus ulei , fungo originário da Amazônia. Essa doença, responsável pela que prematura das folhas em árvores adulta e danos consideráveis nos folíolos, constitui-se em um dos principais fatores limitantes à expansão da heveicultura no Brasil, bem como em toda a América Latina.
b) - Sintomas associados a esta doença Desfolha prematura em árvores adultas. Nos viveiros e jardins clonais, acarreta perda de crescimento, redução do número de plantas apropriadas para enxertia. Alguns sintomas variam de acordo com a idade dos folíolos afetados. Nos folíolos jovens ocorrem pequenas manchas necróticas e circulares. Nos folíolos com mais de 12 dias de idade até a maturação, as plantas exibem sintomas de lixa nas áreas lesionadas.
c) Diferença entre o que é a doença, seus sintomas, os sinais e o patógeno. Todo o conjunto de mudanças físicas e fisiológicas que ocorre na seringueira, causadas pela infecção do patógeno Microcyclus ulei caracteriza a doença. Seus sintomas são as manifestações das reações da Seringueira ao fungo, como a manchas necróticas circulares. Os sinais são estruturas do patógeno exteriorizadas no tecido doente, no caso, as pontuações pretas constituídas pelos órgãos de frutificação do fungo que podem ser notadas ao centro das manchas necróticas circulares. E o Patógeno é o causador específico que provoca a doença, sendo para o mal-das-folhas o Microcyclus ulei.
d) - Imagens dos sintomas, sinais e do patógeno http://www.congressoborracha.com.br/palestras/Palestra_Edson_Luiz.PDF
http://nrseringueira.com.br/site/wp-content/gallery/10-01-2013/folhas-com-microcyclus-ulei-mal-das-folhas.jpg
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfWJkAH/aula-10-doencas-seringueira