Maiêutica - comportamento organizacional
Como surgiu: Voltando um pouco ao século 469 A.C., quando em Atenas, Grécia, nascia o influente e eloquente filósofo Sócrates. Sem ter deixado nenhum documento escrito, por naquela época ser natural e predominante o ensino oral, Sócrates desenvolveu um mecanismo de raciocínio baseado em sua convicção de “que só sei que nada sei”. A partir dessa ironia, Sócrates, com a ciência de que só sabia que nada sabia, percebeu que tudo é discutível, que nada é definitivo e que a maneira mais eficiente de desenvolver o raciocínio era... perguntando! Nesse exercício de constantes questionamentos e de reconhecimento da própria ignorância, é que surgiu a maiêutica.
Origem da palavra: Etimologicamente falando maiêutica quer dizer “dar à luz”, “parir”. No sentido filosófico, quer dizer “ajudar a parir novas idéias, novos raciocínios”. Tudo isso sem dar respostas prontas, mastigadas. A idéia é semelhante, como já citei, à da pescaria. Nesse caso, a maiêutica proporciona ao indivíduo a chance de pensar e resolver problemas de maneira independente e autônoma.
Um exemplo prático da aplicação da maiêutica em nosso cotidiano: quando um funcionário pergunta alguma coisa referente ao seu cargo um bom chefe prontamente e de maneira generosa, satisfaz sua dúvida. Já um chefe verdadeiramente generoso e “maiêutico”, que visa não só o crescimento da empresa, mas também o do funcionário como ser pensante, usa a maiêutica como método e logo lhe faz outra pergunta, indagando-o, por exemplo, em como ele resolveria tal problema, o que ele faria. Dessa maneira, estabelecesse aí o genial exercício socrático, eliminando a preguiça de pensar e de questionar os mecanismos