Main frame
O que são MainFrames ?
São computadores com capacidade dimensionada para aplicações que exijam grandes recursos. Os Mainframes possuem hardwares semelhantes aos computadores tradicionais (Desktops, Servidores e Notebooks) com memórias, processadores, discos rígidos etc., porém o tamanho destes hardwares se diferem dos demais tal como sua capacidade de processamento de informações.
Possuem algumas características próprias que com o tempo foi integrando servidores de médio e pequeno porte, como por exemplo, discos rígidos Hot Swap (Troca quente) que permite a troca dos discos com o equipamento em pleno funcionamento. A grande diferença é que não só os discos são Hot Swap num mainframe, mas também as memórias e até os processadores.
São equipamentos grandes que demandam muito espaço físico, tal como um enorme sistema de refrigeração. Atualmente a grande maioria dos Mainframes são refrigerados a água e até a nitrogênio líquido. Isto se deve a sua enorme capacidade de processamento de dados em altíssimas velocidades.
A grande maioria dos Mainframes são capazes de executar uma série de sistemas operacionais simultaneamente com um sistema atualmente conhecido como virtualização, onde usa-se um único hardware e “particionam” seus recursos para execução de diversas “Máquinas” virtuais. Desta maneira um único mainframe pode substituir dezenas e até centenas de servidores de menor porte.
Utilizações:
Embora perdendo muito espaço atualmente, os Mainframes são largamente usados em grandes corporações que demandam alto índice de processamento como por exemplo: Bancos, Governos, Universidades, Agencias de pesquisa como a NASA entre outros.
Sistema Operacionais:
Os sistemas operacionais desenvolvidos para mainframe são criados especialmente para a finalidade de cada modelo, seja para processar texturas, efetuar cálculos ou gerenciar dispositivos. São baseados em sistemas próprietários, sendo que atualmente já existem modelos baseados em Linux. O sistema