magnetismo
Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.
Para representarmos o campo magnético usaremos o símbolo . Para determinar o sentido de utilizamos uma bússola (que só a partir dos estudos do magnetismo pôde ser utilizada para a navegação, com grande importância até nos dias de hoje).
Assim do real para o esquema à direita temos que o sentido adotado para o campo magnético é sempre do polo norte do imã para o polo sul.
Campo magnético uniforme:
Campo magnético por um fio.
, campo magnético (B) é a permeabilidade magnética do vácuo , multiplicado pela corrente elétrica que passa pelo fio dividido pela distância ao fio.
Campo magnético em um solenóide.
, onde B, ,e são os mesmos da relação para o fio e é o quociente do número de espiras por unidade de comprimento.
Campo Magnético O campo magnético é a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.
Também é possível definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor indução magnética e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bússola em um ponto sob ação do campo o vetor terá direção da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o polo norte magnético da agulha.
Se pudermos traçar todos os pontos onde há um vetor indução magnética associado veremos linhas que são chamadas linhas de indução do campo magnético. Estas são orientados do polo norte em direção ao sul, e em cada ponto o vetor tangencia estas linhas.
As linhas de indução existem também no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do polo sul ao polo norte. Assim como as linhas de força, as linhas de