OS POVOS ORIGINÁRIOS NA ARGENTINA E SUA LUTA PARA SE TORNAR UM SUJEITO DE DIREITOS
3285 palavras
14 páginas
OS POVOS ORIGINÁRIOS NA ARGENTINA E SUA LUTA PARA SE TORNAR UM SUJEITO DE DIREITOSYohana
Resumo
Busco com este trabalho analisar de maneira geral em que contexto se dá na Argentina a inserção dos povos originários como sujeitos de direito em uma sociedade que durante séculos excluiu sistematicamente esses mesmos sujeitos de sua estrutura. Como, em um país onde existia uma política de estado de dizimação daqueles considerados bárbaros, é vista a luta e a inserção dos Direitos Humanos e sua aplicabilidade a esta categoria de sujeito. De que maneira se dá a integração e a coexistências destes direitos dentro de um Estado que possui ainda tão cristalizado uma ideia de homogeneidade nacional.
Palavras-chave: Povos originários; Política Indigenista; Direitos Humanos.
Abstract
I seek with this work analyze in a general way in which contexto the original people inserts itself in Argentina as a subject of rights in a society that through the centuries sistematicly excluded this same subjects in its structure. How, in a country where there was a state policy of decimation of those considered barbarians, its seen the fight and the insertion of Indian Policies and Human Rights and its applicability to this category of subject. In which way its given the integration and the coexistence of this rights in a State that have still so candied an idea of national homogeneity.
Key-words: Original people; Indian policy; Human Rights.
Introdução
A história da Argentina e de seu processo de colônia a Estado-Nação se insere dentro de um contexto Latino Americano que teve início em 1500. Não iremos cometer aqui o grande mal da generalização e afirmar que o processo “civilizatório” argentino (questão que trabalharemos mais a frente) foi o mesmo em toda a região pois não foi, ele foi marcado por singularidades que o tornou único, e que por causa destas singularidades construiu o país que conhecemos hoje como a República Argentina.
Este país, como segundo maior da