Magna Carta
O 50% do PIB e da produção industrial caiu nessa mesma época. A Depressão do
Estado e da economia levou ao colapso dos serviços sociais, a taxa de natalidade despencou enquanto a taxa de mortalidade disparou, milhões de pessoas mergulharam na pobreza saindo de um nível de 1,5% de pobreza para 39% em meados de 1993.
O Governo russo se esforçou para fazer reformas estruturais e montar uma estratégia de desenvolvimento econômico e social com a diversificação da economia para além dos produtos baseados em recursos naturais (principalmente o petróleo) e buscando dobrar o PIB em 10 anos. Essas medidas aumentaram a credibilidade do país, favorecendo os investimentos estrangeiros diretos. Paula Ferrari Filho afirmam que a melhoria nos indicadores de vulnerabilidade externa da Rússia foram reflexo do desempenho da balança comercial e da elevação das reservas cambiais. Os fluxos de capitais tornaram-se positivos em 2003. Os fluxos de IED permaneceram pequenos devido à dificuldade de fazer negócios no país, por conta da existência de corrupção e grupos organizados oriundos das ex-estatais que ainda controlam alguns mercados e indústrias.
Em 2010 a Rússia apresentou PIB no valor de US$ 1.465 bilhões, a renda per capita do país foi de US$ 10.437 neste mesmo ano. Liderando a exportação de gás natural e petróleo