Magazine luiza
Administração participativa “descentralizada”
De maneira abrangente , administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações. A participação aproveita o potencial das pessoas, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões e da administração, a satisfação e a motivação das pessoas.
Vantagens: os gerentes ficam mais Próximos do ponto onde se devem tomar decisões. Esse tipo de gestão corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas á matriz ou aos supervisores distantes.As pessoas que vivem os problemas são mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.
Aumenta a eficiência e a motivação , aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários, evitando que fujam á responsabilidade , por ser mais fácil recorrer a matriz ou o chefe.
Desvantagens: falta de uniformidade nas decisões . A padronização e as uniformidade favorecem a redução de custos operacionais. Essa descentralização provoca perda de uniformidade dad decisões. Porem , reuniões de “coordenação” entre os escritório centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função podem reduzir esse problema.
Insuficiente aproveitamento dos especialistas.em geral, os mairoes especialistas de staff estão concentrados nos escritórios centrais.Com a descnetralização, a tendência é pensar que já não necessita da acessória da matriz.
Gestão diretiva “centralizada”
A centralização enfatiza as relações escalares , isto é, a cadeia de comando. A organização e desenhada dentro da premissa de que o individuo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma. A cadeia escalar ou cadeia de comjando está intimamenta relacionada com a unidade de comando.
Vantagens: as decisões são tomadas por administradores