Madonna Van
Obra de arte
2.
3. Artista: Jan van Eyck
4. Material: Tinta a óleo
5. Localização: Museu do Louvre
6. Criação: 1435
7. Assunto: Maria, Nicolas Rolin, Anjo
Sobre ele, pela sua qualidade, existem em diversas publicações, muitíssimas análises, interpretações e mesmo dúvidas e polémicas
Trata-se de uma pintura a óleo, que na época constitui uma verdadeira revolução na técnica da pintura, já que até aí era utilizada a têmpera, com uma deterioração muito mais rápida.
É um quadro de pequenas dimensões (66 x 62 cm) mas por isso mesmo executado com uma precisão em que todos os pormenores são pintados com uma minúcia e um realismo extraordinários
Com outros pintores desenvolve na Flandres a técnica da pintura a óleo que lhe permite introduzir na sua pintura uma diferente concepção da luz e um maior realismo nos detalhes.
O quadro apresenta duas personagens sentadas frente a frente, numa loggia, que abre sobre uma varanda ajardinada de uma muralha, e tendo por fundo uma paisagem que se estende de uma povoação dividida ao meio por um rio atravessado por uma ponte, até a longínquas montanhas, símbolo da protecção divina.
A Virgem olha para a terra, sobre a qual reina e protege, enquanto o Menino faz um gesto a abençoar o chanceler e por ele toda a Humanidade
Um anjo segura uma riquíssima coroa, uma jóia de ourivesaria, numa referência à coroação da Virgem na Jerusalém celeste.
A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XII, XIV e no início do século XV, quando começou a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura o realismo na representação dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direção ao plano celeste.
Análise
Simetria rigorosa de cenário arquitetônico e os personagens se opõe ao sagrado e do profano: a Virgem eo Menino com a