Madeira
Vantagens das madeiras
Elevada resistência mecânica (tração e compressão)
Baixa condutibilidade térmica
Baixo custo
Encontra-se em grande abundância
Facilmente cortada nas dimensões exigidas
Material natural de fácil obtenção e renovável
Grande diversidade de tipos
Desvantagens da madeira
Higroscopiscidade (absorve e devolve umidade)
Combustibilidade
Deterioração
Retratilidade (alteração dimensional, de acordo com a umidade e a temperatura)
Limitação dimensional (tamanhos padronizados)
Heterogeneidade na estrutura
Uso da madeira na publicidade:
De modo geral, a madeira não possui grandes papeis na publicidade. Suas principais funções são limitadas a decoração e a parte de construção civil interna e de base (sustentação de cenários).
- Construção civil pesada interna
Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura. De modo geral, são mais utilizadas as madeiras de origem da espécie Eucalyptus, facilmente encontradas por preços baixos.
Para esse tipo de função é muito comum a utilização de Madeira Compensada e MDF, devido a facilidade de serem encontradas, sua resistência igual ou superior e preço mais acessível.
Madeira Compensada: Finas placas de entalho de madeira que são coladas camada a camada para que componha uma placa, essa não podendo ser entortada. Caso contrario as fibras partirão e a placa quebrará.
MDF (Medium Density Fiberboard): Traduzindo o nome, MDF seria uma "placa de fibra de madeira de média densidade". O MDF não é um tipo de madeira, mas um derivado da mesma e ecologicamente correto. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Ele é feito a partir de fibras de madeira separadas através de cozimento por vapor e pressão e coladas com resina sintética, sendo então secos, prensados e cortados nos tamanhos desejados.
-