Madeira - Portugal
Introdução
A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal, correspondendo territorialmente ao arquipélago da Madeira. A Região é dotada de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, previsto na Constituição da República Portuguesa. A Região Autónoma da Madeira faz parte integral da União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido no artigo 299º-2 do Tratado da União Europeia.
O arquipélago é formado pelas ilhas da Madeira e do Porto Santo, e pelos ilhéus Selvagens (Grande Pitão Grande e Pitão Pequeno) e Desertas (Grande, Bugio e chão), compreendendo os concelhos de Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santana, Santa Cruz e São Vicente.
Caracterização Geográfica
O Arquipélago da Madeira é constituído pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e o Sub-arquipélago das ilhas Selvagens.
Encontra-se situado no Oceano Atlântico, a Nordeste do Continente Português, a cerca 600 Km da costa de Marrocos e, aproximadamente 980 km a Nordeste dos arquipélagos dos Açores e das Canárias a Sul.
A Ilha da Madeira possui uma área de 736,7 Km2, e apresenta um comprimento máximo de 58 Km e 23 Km de largura máxima.
O ponto mais alto é o Pico Ruivo, com 1862 metros de altitude.
Devido a sua origem vulcânica, toda a morfologia das Ilhas é acidentada. A Ilha da Madeira, especificamente, é caracterizada pelas suas arribas altas, por vezes de centenas de metros.
As praias de areia são quase inexistentes e as estreitas faixas litorais são constituídas por materiais grosseiros, de cor escura.
Esta característica faz com que a agricultura tenha um peso muito pequeno na economia madeirense, como iremos ver mais afrente, pois o solo é maioritariamente acidentado e o relevo irregular.
Da pouca produção agrícola é