Macrofauna marinha
Renata Soares Duarte
Prof. Joice Martins de Freitas Frasson
Centro Universitário Leonardo da Vinci ─ UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID2971) ─ Prática IV
10/05/2011
RESUMO
Macrofauna ou macrobentos é o conjunto de animais que vivem no substrato dos ecossistemas aquáticos e que são visíveis a olho nu. Incluem-se neste grupo, tanto as espécies que se movimentam livremente, como os peixes demersais e muitos crustáceos. A macrofauna bentônica é composta pelos animais com tamanho superior a 0,5mm, que apresentam relações diretas com o fundo, possuindo certa uniformidade no modo de vida. Populações bênticas coexistindo entre si e com o ambiente, compõem associações de organismos que ao longo do tempo podem refletir as condições locais integradas, devido principalmente a sua natureza séssil e de pouca mobilidade, permitindo que esses organismos sejam bons indicadores biológicos das condições e características do ambiente. A distribuição de espécies bentônicas é largamente influenciada pela topografia do leito do mar, tipo de substrato, disponibilidade de nutrientes e a velocidade da corrente de água. As mudanças de velocidade de velocidade da corrente de água podem ter efeito sobre o sedimento ou sobre a macrofauna bentônica alterando a sua composição específica. Este trabalho irá abordar aspectos relevantes sobre a comunidade da macrofauna e esclarecer pontos importantes sobre seu papel no ecossistema.
Palavras-chaves: Macrofauna; Bentos; Marinho.
1 INTRODUÇÃO
As comunidades faunísticas variam em diferentes escalas espaciais e temporais. A identificação de relevantes escalas de variabilidade no espaço e no tempo é um pré-requisito para a compreensão de fatores e processos que geram os padrões biológicos nos ecossistemas.
Os bentos representam a biota dos organismos ligados aos fundos e da interface da água com materiais sólidos como algas, corais, esponjas, etc. constituídos de uma ampla variedade de filos envolvidos no ciclo