Ecossistema de terra
Avaliação do impacto da produção de carvão vegetal sobre a distribuição e diversidade da macrofauna do solo, no Distrito de Nicoadala.
1.1-Justificativa da escolha do tema
A Flora Moçambicana é vasta e diversificada, encontrando-se biodiversidade diferentes na Zona Norte, Centro e Sul do país; devido a exploração pra a produção de carvão vegetal, tem-se verificado na última década no nosso país, uma exploração massiva e descontrolada da madeira para a produção do carvão vegetal na província de Zambézia em particular no distrito de Nicoadala.
Estas explorações desordenadas em busca de energia (carvão vegetal), tem causado efeitos negativos ao meio ambiente, em particular a macrofauna do solo, que tem as seguintes funções: São bioindicadores da qualidade do solo, participam na decomposição da matéria orgânica do solo. Existem alguns grupos como os anelídeos que desempenham um papel crucial, na reciclagem de nutrientes, na productivaidade das florestas e na melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
Degradam os detritos vegetais e animais no solo que é um processo biológico fundamental para o ecossistema, onde o carbono é reciclado para a atmosfera como dióxido de carbono, o nitrogênio se torna disponível como amônia e nitrato, e outros elementos associados (fósforo, enxofre e vários micronutrientes) assumem formas inorgânicas e podem então ser assimilados pelas plantas.
As minhocas edáficas e a excreção de “pellets” fecais modificam o espaço poroso, a aeração e a permeabilidade do solo, facilitando a circulação de ar e a infiltração de água no perfil do solo. Esses organismos participam também para melhoria da agregação do solo.
O tema foi escolhido, no sentido de proteger a macrofauna do solo, visto que a produção de carvão vegetal no distrito de Nicoadala, é feita sem levar em consideração, estes minúsculos mas importantes organismos.
1.2-Problematização
Moçambique é um país rico em recursos florestais, com uma área