Macroeconomia
A macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. A teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos, antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluem livremente entre instituições e nações com o objetivo de estabilizar a atividade econômica e controlar o processo de desemprego.
As teorias macroeconômicas fornecem base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e a maximização do lucro é extraída da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias Macroeconômicas.
A Macroeconomia fornece ao Administrador financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, dessa forma a atividade econômica é controlada. Este opera no “campo econômico” criado por pelas instituições. Já na Microeconomia do o Administrador Financeiro vale-se dessa teoria através da operação da firma e a maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem sucedido.
A Microeconomia é a parte da Economia que se volta ao estudo e sistematização