Macroeconomia
2. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
A Renda nacional é o somatório de toda a renda recebida pelos individuos já o conjunto dos fatores produtivos as empresas produzirão bens e serviços e o valor total resultante dessa produção é o produto nacional. Nessa mesma economia se as pessoas destinarem toda sua renda ao consumo o somatorio de todos os pagamentos efetuados na aquisição de bens e serviços produzidos pelas empresas compoe a despesa nacional, assim podemos concluir que: Renda nacional = produto nacional = despesa nacional.
3. Defina o valor agregado (ou valor adicionado)? Por que no cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários?
É o valor que se adiciona ao bem em cada etapa do processo de produção. Caso se somassem os bens intermediarios estaria sendo computado duplamente alguns bens.
4. Caracterize cada um dos componentes da equação da renda nacional.
Salários: é a remuneração feita aos proprietários do fator produtivo trabalho.
Lucros: é a remuneração dos empresários no processo de produção.
Juros: é a remuneração dos proprietários do capital financeiro.
Aluguéis: é a remuneração do capital produtivo, ou seja, dos bens imóveis.
5. Caracterize cada uma das variáveis que compõem a equação da demanda agregada.
Y = C + I + G + X - M.
Onde Y é a Renda Nacional. C é o Consumo das famílias. I são os investimentos. G representa os Gastos do Governo. X são as exportações de produtos. M representa as importações de produto.
6. Suponha a existência de uma economia bastante simples, composta apenas por três empresas: uma fazenda, um moinho e uma padaria. Suponhamos, também, que a fazenda não compre bens intermediários de outras empresas. De acordo com as informações existentes, a fazenda