Macroeconomia
Cap 18 – Froyen
Topicos 18.1 ; 18.2 e 18.3
Os principais objetivos de uma politica macroeconomica são: baixo desemprego e estabilidade de preços, outra meta é o crescimento economico, essa que é está muito relacionada com o baixo desemprego ( uma economia em crescimento requer um nivel baixo de desemprego).
Dados os objetivos, a questão é definir os instrumentos de política teremos de utilizar para encontrar o nível desejado das variáveis que representam nossos objetivos. No livro é apresentado um exemplo onde os instrumentos utilizados são o desemprego(π), taxa de inflação(µ) e a renda real (ẏ). Dados os instrumentos depende das metas de politica economica para ajusta-los.
A formulação de politicas ótimas de realização de metas seguem duas vertentes: a visão da escolha publica e a teoria do partidarismo.
Iniciando pela visão de escolha publica. Essa abordagem é vista que os formadores de políticas macroeconomicas dessa linha agem de forma olhar muito para seu próbrio bem estar e não necessariamente o bem-estar social. No caso de políticos, as suas decisões de ambito de política fiscal, a variável de meta principal é o voto. As variáveis economicas são levadas em conta pois o comportamento da economia afeta diretamente os votos. Supondo que o comportamento do eleitos é condicionado por uma racionalidade coletiva, onde o nível das variáreis economicas afeta os votos ou seja o eleitor vota conforme o desempenho do político encarregado. O comportamento do eleitor é visto de três formas: primeira o “eleitor é míope” ou seja, o seu voto é influenciado pelo estado da economia nos trimestres que precedem as eleições, isso faz com que antes das eleições tenha um aumento de ações políticas que estimulam a demanda agregada e após a eleição gera um aumento da inflação. Segunda é que o desemprego tem maior relevancia no voto que a inflação. A inflação é vista pelo eleitor como “culpa” do partido que estava no poder antes da eleição, os defensores da