Macroeconomia
UAB – Universidade Aberta do Brasil
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo descrever o papel governamental de intervenção na economia através das políticas econômicas, fiscal e monetária e descrevendo-as e pontuando as participações dessas políticas no meio econômico.
Para elaboração desse trabalho, além dos conhecimentos adquiridos nas aulas e disciplinas até neste momento estudados também foi utilizado o modulo da disciplina Macroeconomia, que foi um grande alicerce na elaboração da pesquisa.
Cremos que essa atividade foi uma grande experiência na nossa carreira acadêmica, que nos fez entender como é controlada a economia, a taxa de juros, o desemprego, o crescimento econômico, e a liquidez, que a oferta de moeda em circulação em uma economia.
A política econômica está objetivada a um conjunto de ações governamental que são organizadas para determinados fins relacionados a situações econômicas de um país, uma região ou conjunto de países. Estas ações são desempenhadas pelos agentes econômicos, se for um país é o governo, através do Banco central, se internacional pelo FMI, por exemplo.
Como o papel do governo é zelar pela comodidade da sociedade e interesses da mesma, sendo agente econômico que detém o controle econômico, ele procura promover ações para alcançar uma finalidade especifica e positiva que venha trazer o bem-estar e satisfazer os anseios da comunidade. Para isso, ela utiliza de vários instrumentos que possa atingir os objetivos da política econômica, sendo a política fiscal e monetária. Portanto, interferindo em toda economia.
Porém esta intervenção governamental na economia traz dois pensamentos macroeconômicos: um dos ativistas que são a favor e outro que são contra a essa intervenção. Pois segundo Heineck (2010), os primeiros dizem que as intervenções pelo governo na economia são benéficas. E o segundo pensamento acreditam que as intempéries que