MACROECONOMIA X MICROECONOMIA
1.1DEFINIÇÃO E OBJETIVOS
A macroeconomia é o estudo dos principais fundamentos da política nacional macroeconômica, ou seja, as políticas que os governos usam para tentar influir no desempenho econômico. Entre as questões tratadas pela macroeconomia, encontram-se o nível geral de preços, o emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais, entre outros fatores. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.
1.2 POLÍTICA MACROECONOMICA
O desempenho econômico de um país depende de diversos fatores , nos quais se sobressaem recursos naturais e humanos, estoque de capital, tecnologia e escolhas econômicas feitas por seus cidadãos individualmente e coletivamente. De igual importância é o conjuto das políticas macroeconômicas adotadas pelo governo.
As políticas macroeconômicas afetam o desempenho da economia como um todo . Os dois grandes tipos de política macroeconômica são política fiscal, que é determinada em âmbito nacional, estadual e municipal e diz respeito aos gastos e arrecadação do governo e política monetária, que determina a taxa de crescimento da oferta de moeda da nação e está sob controle de uma instituição governamental conhecida como Banco Central.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.
Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambial e comercial, e de rendas.
· Política Fiscal - é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica. Ela é usada