Macroeconomia: o lado externo da economia
Curso: DIREITO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
Disciplina: Economia
Anhanguera Educacional
Macroeconomia: o lado externo da economia; Macroeconomia: o lado real da
Economia
Os economistas clássicos fornecem a explicação teórica básica para o comércio internacional através do chamado Princípio das Vantagens Comparativas. O Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente. Esta será, portanto a mercadoria exportada, por outro lado este país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior.
A estrutura do balanço de pagamentos O balanço de pagamentos é o registro estatístico – contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes do país com os residentes dos demais países. Desse modo, estão registrados no balanço de pagamentos, todas as transações com mercadorias, serviços e capitais físicos e financeiros entre o país e o resto do mundo.
As grandes guerras mundiais, assim como os conturbados anos da Grande Depressão, que culminaram com a crise dos anos 30, provocaram enormes perturbações na economia de praticamente todos os países, e por seguinte nas relações econômicas internacionais. Já ao final da Segunda Guerra Mundial evidenciava-se a necessidade de mudanças no sistema de pagamentos internacionais. Tais eram as preocupações reinantes nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, quando se via no comércio mundial um importante instrumento para potencializar o desenvolvimento do mundo capitalista. Dentro desse contexto foram criados os três principais organismos econômicos internacionais do pós-guerra: Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio (OMC)
Fundo Monetário Internacional (FMI): A principal função do FMI é assegurar a estabilidade do sistema monetário