macroambiente cerveja
VARIAVEIS POLITICO-LEGAIS: A marca deve estar sempre atenta às mudanças da legislação, no que concerne a regulamentação de venda de bebidas alcoólicas, em especial a cerveja. Por atuarem internacionalmente, devem estar sempre vigilantes às legislações vigentes em cada país. No Brasil, as cervejarias devem atender ao Regulamento da Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas.
VARIAVEIS ECONOMICAS: Segundo matéria da revista Época de 2010, o Brasil passou a terceira posição no ranking mundial dos maiores produtores da bebida, à frente da Rússia e atrás apenas da China e dos Estados Unidos. De Acordo com o painel de Tendências do 2º Bimestre de 2011 da Nielsen, a categoria é muito sensível a variações de preço. A Cesta de Bebidas Alcoólicas cresceu, em vendas, apenas 1,3% no período, que no ano anterior bateu o percentual de 10,1%.
Esse impacto tem grande relevância, pois Cerveja e Refrigerante são as categorias mais importantes para o varejo, representando, respectivamente, 19,2% e 12,8% do total do faturamento de padarias, lanchonetes, bares e supermercados.
VARIAVEIS SOCIOCULTURAIS: O público que consome cerveja varia de jovens à adultos, homens e mulheres de todas as culturas e religiões.
VARIAVEIS DEMOGRAFICAS: Diferenças regionais no consumo de cerveja, mudanças na pirâmide etária com crescimento da população adulta (média de 2% ao ano).
VARIAVEIS TECNOLOGICAS:
a)Matérias-primas: cevada, lúpulo, água, adjuntos, produção de malte e maltes especiais;
b)Produção do Mosto: moagem do malte, mosturação, clarificação e cozimento do mosto;
c)Fermentação/Maturação: resfriamento e aeração do mosto, propagação e dosagem de fermento, fermentação e maturação da cerveja;
d)Filtração/Envase: filtração da cerveja, carbonatação e estabilização da cerveja, envasamento em barris e garrafas;
e)CQ/Higiene: controle de qualidade,