Macroambiente 1
2.1 Macroambiente
O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente. Através dessas forças é possível verificar as tendências que ajudam a controlar o que parecia antes incontrolável.
Análise Macroambiental
A análise macro ambiental tem como objetivo estudar as principais variáveis que tem impacto no microambiente empresarial, identificando e avaliando tendências e ameaças que possam afetá-la.
Tendências: São representadas por condições no macroambiente que podem ajudar a empresa a alcançar a competitividade estratégica, como uma oportunidade.
Ameaças: São representadas por qualquer tipo de condições que possam vir a prejudicar os esforços da empresa para alcançar a competitividade estratégica. Seis segmentos do macroambiente:
Tipos de análises:
Esse estudo possibilita a criação de estratégias que uma empresa deve criar para adequar-se às novas necessidades do mercado.
2.1.1 Ambiente Demográfico
O macroambiente demográfico monitora a população em termo de idade, sexo, raça, ocupação, localização, entre outros. Esse aspecto é importante para, através de uma segmentação do mercado, serem analisadas qual tipo de pessoa a empresa vai voltar o seu produto.
A primeira tendência demográfica a ser analisada é o envelhecimento da população: A partir de gráficos do IBGE, a taxa de natalidade brasileira está cada vez mais baixa, enquanto a taxa de mortalidade diminui a cada dia, o que fez com que o número de idosos esteja bem maior do que o número de jovens. Censo IBGE 2010
O percentual da população urbana brasileira relacionada à total cresceu aproxima- damente 51% de 1970 a 2010.
3.1.2. Ambiente Econômico
3.1.2.1. Brasileiros e a poupança
A divulgação dos dados de que em 2013 a inadimplência do consumidor brasileiro recuou pela primeira vez em 14 anos é uma notícia positiva para a economia, já que mostra que o brasileiro está se tornando um pagador melhor. Ao mesmo tempo, há outro sinal: de que
o