Maconha
O cultivo da planta foi difundido pelo Oriente Médio, Europa e outras regiões da Ásia. Na renascença, a maconha era um dos principais produtos da Europa; os livros de Johannes Gutemberg, o inventor da imprensa, eram feitos de papel de cânhamo que é o nome que recebem as variedades da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtém destas, A maconha foi levada para a África e para a América pelos europeus. Na América do Sul, as primeiras plantações da Cannabis sativa foram feitas no Chile, pelos espanhóis. No Brasil, a mesma foi trazida pelos escravos africanos. No final do século XIX, a planta já era utilizada como psicotrópico (substâncias que alteram o funcionamento do sistema nervoso do usuário temporariamente) por artistas e escritores, no entanto, ainda era considerada um medicamento, sendo usada por muitos laboratórios farmacêuticos. A partir dos anos 60, o consumo da maconha como entorpecente passou a ser feito de forma crescente, entre pessoas de todas as classes sociais. Atualmente, a maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo: das 200 milhões de pessoas que consomem algum tipo de substância psicoativa ilícita, 160 milhões consomem a droga.
Fórmula
delta-9-tetrahidrocanabinol (THC)
Fórmula molecular C21H30O2
Características Gerais
\ De origem asiática, cresce em zonas tropicais e temperadas, podendo atingir cerca de 2 m de altura.
A forma herbácea da droga consiste de flores femininas maturas , e a forma resinosa, conhecida como haxixe, consiste fundamentalmente de tricomas glandulares da mesma flor.
Origem
As primeiras evidências da inalação de cânabis são datadas do terceiro milênio a.C., tal como indicado pelas sementes de Cannabis que foram encontradas em um sítio, onde hoje é a Romênia. Os mais famosos usuários de maconha daquele tempo eram os hindus da Índia e do Nepal, os quais deram o nome de ganjika a erva. A antiga droga soma, mencionada como um alucinógeno estimulante sagrado, foi por vezes