Machado de Assis
Ele era epilético, gago e de saúde frágil e após a morte de seu pai, em 1851, ele passou a vender doces para se sustentar, largando a escola, porém a relatos de que ele mantinha contato com alunos e professores, conseguindo assistir aulas quando não estava trabalhando.
Através de contatos também aprendeu francês, e aos 16 anos, publicou em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela". Aos 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e lá conhece Manuel Antônio de Almeida (autor de Memórias de um sargento de milícias) que se torna seu guardião.
Começa a escrever para várias revistas e tem seu primeiro livro impresso em 1861, com o título “Queda que as mulheres têm para os tolos”. Em 1867, é nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial.
Em 12 de novembro de 1869, se casa com Carolina Augusta Xavier de Novais, irmã de um amigo seu que falecera recentemente. Por ser culta, ela apresenta Machado de Assis para vários clássicos portugueses e autores ingleses.
Teve um casamento feliz, porém nenhum filho, e ficou muito ressentido com a morte da esposa em 1904, fazendo uma homenagem à ela com o soneto “Carolina”.
Foi autor de romances, contos, poesias, crônicas e peças de teatro e fundador da academia brasileira de letras. Morreu aos 69, por uma pneumonia e câncer de boca.
http://www.autoreseleitores.com/leitores/biografia.php http://rio-de-janeiro-br.blogspot.com.br/2008/09/machado-de-assis-de-menino-pobre.html http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp