Machado de Assis e julgamento de capitu
ETEC GETÚLIO VARGAS
2011
CAPITU:INOCENTE OU CULPADA ?
Trabalho apresentado à disciplina LPL sob a orientação da professora Maria Margarida
Quagliato Honora.
ETEC GETÚLIO VARGAS
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPITU:INOCENTE OU CULPADA? 5
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho se baseia na obra “Dom Casmurro“ de Machado de Assis, e analisa alguns detalhes da história do livro, analisando as personagens e suas ações.
Dando atenção a detalhes, é esperado que se chegue a uma conclusão ao que se trata da principal incerteza que nos é deixada pela história: Capitu, traiu ou não traiu Bentinho?
Utilizando-se de conclusões tiradas do livro e citações tentamos apresentar o que se pode tirar de conclusão da possível traição de Capitu.
CAPITU:INOCENTE OU CULPADA?
"Se Capitu nunca traiu Bentinho, então Machado de Assis se chamava José de Alencar!" (Dalton Trevisan)
Se há um assunto na literatura brasileira que sempre gera muita discussão é a questão da inocência de Capitu, afinal teria ela traído ou não Bentinho? Muitos intelectuais já se posicionaram para defende-la e muitos já se posicionaram contra ela, afirmando que ela traíra seu marido, teria Capitu traído seu Bentinho com seu sócio e melhor amigo desde o tempo do seminário Escobar? Bem aqui estão alguns fatos:
Desde sua infância fica claro a habilidade teatral de Capitu, que sai de muitas situações mentindo tão bem e de forma tão natural que chega a ser suspeito.
Nos primeiros anos do casamento entre Capitu e Bentinho ela não engravida, mesmo Bentinho desejando ter um filho com ela.
Bentinho em meio a sua crise de ciúmes, descobre, através da própria Capitu que ela se encontrara com Escobar algumas vezes para, segundo a mesma, tratar de finanças.
Quando Bentinho chama Capitu para ir ao teatro ela recusa alegando estar sentindo um mal estar e convence ele a ir