Lúpus
PUBLICADO POR CEMED UFMG 16/09/2013 ⋅⋅3 COMENTÁRIOS ARQUIVADO EM ANVISA, BELIMUMABE, BENLYSTA®, LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO por Mariana Colen
Novidade terapêutica, o belimumabe (Benlysta®) é um fármaco específico para o tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico. Aprovado pelo FDA (U.S. Food and Drug Administration) em março de 2011, esse medicamento teve sua comercialização autorizada no Brasil em julho desse ano1,2.
Essa recente aprovação consiste em um avanço considerável para o tratamento da doença, dado que os últimos fármacos aprovados pelo FDA para o uso de pacientes portadores do Lúpus foram a hidroxicloroquina e os anti-inflamatórios esteroides em 19551.
O belimumabe pertence ao grupo de fármacos denominados anticorpos monoclonais. Sua ação se baseia no caráter autoimune da doença, pois reduz a produção dos autoanticorpos que agridem as células e órgãos do indivíduo acometido. Trata-se de um fármaco de uso adulto e intravenoso que requer cerca de 1 hora para ser completamente administrado3.
A nova farmacoterapia é indicada como adjuvante no tratamento de pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico que já estejam em uso de terapia padrão, como anti-inflamatórios esteroides, antimaláricos, anti-inflamatórios não esteroides ou outros imunossupressores3. Segundo divulgado pelo FDA, a adição do belimumabe ao esquema terapêutico padrão diminui a atividade da doença, além de potencialmente favorecer a redução de crises e as doses de anti-inflamatórios esteroides administrados1.
O custo do medicamento é expressivo. Cada infusão do Benlysta® custa R$3.80,0 para um paciente com até 60 kg. Apenas no primeiro ano do tratamento, estima-se o gasto de R$57.0,0 para a administração das 15 doses previstas, podendo variar com o peso do paciente2.
Google Imagens
Referências:
1 U.S. Food and Drug Administration. FDA approves Benlysta® to treat lupus. [acesso em 2013 agosto