Lógica
O método utilizado aqui será o filosófico, pois, trataremos da questão com recursos teórico-metodológicos e técnicas da pesquisa filosófica. Uma de suas criticas a indução por simples enumeração aparece claramente na seguinte passagem:
Para a constituição de axiomas deve-se cogitar de uma forma de indução diversa da usual até hoje e que deve servir para descobrir e demonstrar não apenas os princípios – como são corretamente chamados – como também os axiomas menores, médios e todos, em suma. Com efeito, a indução que procede por simples enumeração é uma coisa pueril, leva a conclusões precárias, expõe-se ao perigo de uma instância que contradiga.
Em geral, conclui a partir de um número de fatos particulares muito menores que o necessário e que são também os de acesso mais fácil.(BACON, 2000, p.81) na sua época ninguém havia criado uma filosofia natural pura.
E por isso fez-se necessário apontar e identificar os responsáveis pelo afundamento da ciência. Elaborou, então, três tipos de analogias para os homens que se dedicaram às ciências, que eram ou empíricos, ou dogmáticos e o intermediário dentre os dois. “Os empíricos, à maneira de formigas, acumulam e usam as provisões”. Os racionalistas ou dogmáticos eram as aranhas que usavam o método dedutivo e que “de si mesmos extraem o que lhes serve para a teia”. Essas duas analogias são sobre